- SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR
– Assumir a Gestão Plena da Saúde, encampando o Hospital de Caridade de
Viamão para torná-lo público. Ampliar o Programa “Estratégia de Saúde da
Família”.
- LUGAR DE CRIANÇA É NA
ESCOLA - CRECHES E PRÉ- ESCOLAS PARA OS FILHOS DOS TRABALHADORES, criação
de 3.000 vagas.
- CONCORRÊNCIA NO TRANSPORTE
COLETIVO – Licitação possibilitando novas empresas no município e operação
de linhas e horários com Tarifa social.
- TUA RUA PAVIMENTADA –
Chega de barro no inverno, pó no verão e buracos o ano todo. Calçaremos
100 ruas ao ano.
- ATENÇÃO À SAÚDE DO
IDOSO – Posto (Unidade) de Saúde com atendimento especializado ao idoso,
com a entrega de remédios de uso contínuo em casa.
- ENTERRO CIDADÃO –
Propiciar dignidade no momento da despedida de pessoas de baixa renda, com
ambiente adequado aos familiares e amigos e opção de Cremação.
- VALORIZAÇÃO DOS MUNICIPÁRIOS - reajustar anualmente os vencimentos dos servidores com base na inflação do período, somando-se a esse, parcela de reposição das perdas havidas nos últimos 16 anos.
- TRABALHANDO E MORANDO EM VIAMÃO – Desenvolver o potencial Econômico, Turístico e Agrícola do município, atraindo empresas e beneficiando as já instaladas. Estabelecimento de Plano municipal de turismo histórico-ecológico-rural.
- MAIS SEGURANÇA – Melhorar a infraestrutura urbana, ampliar e equipar a Guarda Municipal, instalar Câmeras de vigilância, promover políticas de combate ao uso das drogas e de prevenção à violência contra a mulher.
- MOBILIDADE URBANA – Desenvolver e estimular o uso do Transporte Coletivo, melhorando as condições de ruas e estradas. Criar ciclovias. Projetar e executar obras Viárias que desafoguem os pontos de tráfego intenso.
- MEIO AMBIENTE – Criação de órgão superior deliberativo, gestor e fiscalizador de todos os atos da administração. Implantar a Coleta seletiva em gestão conjunta com os Catadores de resíduos sólidos, incentivando-os financeiramente e criando melhores condições de vida.
- INCENTIVO À CULTURA - Desenvolver e estimular programas de captação de recursos, junto aos devedores do município, para o fim de fomentar e efetivar produções artísticas, cinematográficas, literárias, tradicionalistas e regionalistas, como o PROMACULT.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
PROPOSTAS DE GOVERNO – PSOL - VIAMÃO
segunda-feira, 16 de julho de 2012
ROMER FIRMA COMPROMISSO EM PRAÇA PÚBLICA.
Para Romer: “Estamos firmando compromisso público com o povo de nossa cidade, de ações que efetivamente iremos realizar. Nada melhor que estarmos junto do maior núcleo populacional de nossa terra para firmarmos estes compromissos.”. concluiu.
São compromissos pontuais do PSOL e seu candidato a prefeito:
PROPOSTAS PONTUAIS DO PSOL
1. SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR – Assumir a Gestão Plena da Saúde, encampando o Hospital de Caridade de Viamão para torná-lo público. Ampliar o Programa “Estratégia de Saúde da Família”.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Romer quer estátua em homenagem às irmãs do Hospital de Viamão.
Origem: http://fabiosalvador.com.br/index.php?m=986
segunda-feira, 11 de junho de 2012
PSOL define Romer Guex como seu canditato a prefeito
PSOL define Romer Guex como seu canditato a prefeito
Ivan Valente falou que o PSOL de Viamão está muito vivo e atuante, e que agora tem massa além de ser ético programático e ideológico, e por isso deve agir, por que na política ainda existe um imenso espaço a esquerda a ser ocupado pelos resquícios de Lula e Dilma que continua concentrando renda, terra, riqueza e poder na mão de poucos deste país, falou ainda do Código florestal e do conjunto de emendas à Medida Provisória enviada ao Congresso para complementar o novo Código Florestal e do conceito de Agricultura Familiar.
Em entrevista após a cerimônia o presidente do PSOL quando perguntado como Romer Guex vai governar uma vez que é um forte candidato a ocupar o cargo de Prefeito de Viamão e com a possibilidade de apenas dois ou três vereadores na Câmara e não tendo a maioria, Ivan Valente respondeu: Se governa muito bem sem perder a ética é simples disse ele: “convocando o povo para participar através da pressão popular mostrando quem é quem na hora de decidir e o que é melhor para a cidade”.
são colaboradores neste processo que se inicia”. Falou de sua vida pública, contou que entrou na política há trinta anos atrás e ajudou a fundar junto com Tapir Rocha o PDT em Viamão, tinha apenas 14 anos e já imaginava uma nação diferente, um Estado diferente, uma cidade melhor, ainda completa: “que era um período pós-ditadura e fizemos nossa parte naquele momento.”
Viamão vive um estado de estagnação, onde não temos saúde, o transporte é ineficiente, é por isso que vamos sozinhos, “ chapa puro sangue” por que somos diferente, disse Romer Guex.
O presidente da sigla, Pedro Ciarlo, justifica: “Saindo na frente teremos mais tempo para realizarmos as formalidades legais, como registro de candidaturas, abertura de contas, confecção de material, jingles, entre outros”, destaca.
Conforme o candidato a prefeito Romer Guex, o planejamento será o fator fundamental para o sucesso da campanha: “Para superarmos a máquina petista e as máquinas financeiras de nossos adversários temos que sair sempre na frente, com qualidade e organização”, disse o candidato.
Deste domingo em diante é proibido às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção partidária
A partir deste domingo, dia 10, os partidos políticos podem realizar suas convenções para definir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2012. Pela Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), as convenções partidárias devem ocorrer no período de 10 a 30 de junho.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também é assegurado apartir desta data, direito de resposta a candidato, ainda que de forma indireta, por afirmação caluniosa, difamatória ou sabidamente inverídica, difundidas por qualquer veículo de comunicação. Deste domingo em diante, até o final da campanha eleitoral, é proibido às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção partidária.
Já o artigo 36 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97) permite ao postulante a candidato fazer propaganda dentro do partido 15 dias antes da realização da convenção da legenda para a escolha dos candidatos.
Gastos em campanha
Apartir da segunda-feira, dia 11, cada partido político, se não fixado por lei, deve fixar o limite de gastos de campanha para os cargos em disputa e comunicá-lo, no pedido de registro de seus candidatos, à Justiça Eleitoral.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
ROMER PEDE OBRAS EMERGENCIAIS PARA EVITAR AS
CHEIAS DE INVERNO NAS VILAS CECÍLIA E AUGUSTAS
inverno e nada está sendo feito ”
Há tempos a rua não é vistoriada pela Prefeitura de Viamão, cerca de 20 famílias são as mais prejudicadas, pois a água e o lodo tomaram conta das casas, destruindo móveis e utensílios domésticos, alguns boeiros estão trancados e a água não escoa, em 2010, houve uma grande movimentação de máquinas e todos achavam que as ruas seriam contempladas com saneamento básico e com a pavimentação asfáltica porém isso não aconteceu. A benfeitoria nunca veio e a paciência dos moradores está chegando ao limite,
alguns moradores possuem coleções de protocolos e outros relatam que já
desistiram de ligar para a Prefeitura, pois o Fala Cidadão 0800 parece não funcionar,
pois agora nem atender eles estão atendendo mais. Conforme as previsões e com bases em estudos dos meteorologistas, as chuva do inverno este ano serão rigorosas, fortes chuvas devem atingir todas as regiões do Rio Grande do Sul, segundo eles os temporais estão cada vez mais fortes e durando mais do que o normal .Para muitos estas previsões são sinônimo.
a falta saneamento básico.
Na rua Cantitio da Silva, na região da Cecília, toda vez que chove forte é um
desespero, pois ao lado das casas passa um valo que em dia de chuva transborda e a água toma conta dos pátios e casas no lugares mais baixos. Os moradores querem que a prefeitura canalize 200 metros de valo, pois não é apenas para beneficiar entradas e saídas de suas residências e sim uma necessidade, caso de saúde pública, pois “ali eles convivem com insetos e ratos enormes” – conforme constatado. Mais de 30 famílias vivem naquela rua, a rua Cantitio da Silva é uma rua estreita com entrada pela Professor Fernando Carneiro onde crianças brincam e passam praticamente dentro do valo. Os moradores já tentaram mais de uma vez encontrar formas de sensibilizar a prefeitura para que dê atenção a esta antiga reivindicação. De acordo com um morador, já foi feito abaixo assinado a mais de 6 anos e nenhuma providência foi tomada, os moradores só querem que a prefeitura ofereça os canos,pois a colocação a comunidade se compromete em realizar.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR ROMER, NA TRIBUNA DA CÂMARA, SOBRE POSTOS 24 HORAS
http://televiatv.blogspot.com.br/2012/04/posto-24hs-voto-favoravel-de-romer-guex.html
ROMER QUER UM PROGRAMA MUNICIPAL DE APOIO A CULTURA TRADICIONALISTA QUE DISTRIBUA RECURSOS AOS CTGs.
segunda-feira, 9 de abril de 2012
ROMER DIZ QUE LOCALIZAÇÃO DE PRAÇA DE PEDÁGIO ESTÁ CRIANDO PROBLEMAS SÉRIOS PARA VIAMÃO.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
PSOL E VOCÊ CONSTRUINDO UMA VIAMÃO MELHOR PARA TODOS * Romer dos Santos Guex
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) está em franco processo de construção de um projeto alternativo que apresente soluções ao estado de estagnação que se encontra nossa cidade.
Acreditamos que um projeto que seja uma verdadeira alternativa, precisa nascer nas lutas da cidade e a partir da construção de um programa que dialogue com a vocação de Viamão, com o melhor de seus governos e com os anseios da maioria da população. Para isso, a participação popular é fundamental.
Planejar a cidade e a cidadania é uma tarefa cuja responsabilidade é distribuída a todos: gestores, parlamentares, órgãos públicos, técnicos, organizações filantrópicas, dirigentes e lideranças sociais, instituições e outras mais. Planejar é prover recursos humanos, técnicos e financeiros, trabalhando com metas e resultados avaliados e fiscalizados permanentemente. A falta de planejamento gera improvisação. Quem planeja tem futuro. Quem improvisa, fica com a sina do acaso ou destino incerto.
A falta de ética e seriedade na condução das políticas públicas, os diversos escândalos de corrupção e os recentes episódios de recebimento indevido de auxílio alimentação e o acúmulo de funções dos próprios políticos, vem corroendo de forma significativa a imagem de nossa cidade. O planejamento estratégico não poderá perder de vista os valores éticos que sustentam a esperança do povo.
Queremos despertar nas pessoas e no funcionalismo público o sentimento de participação política, renovando a paixão por nossa cidade, para que seu grande potencial de desenvolvimento econômico e humano não seja ignorado devido às disputas de espaços, cargos e salários nesse loteamento generalizado da máquina pública sob o pretexto de agregar correntes e partidos para obter a governabilidade.
É necessário combater a velha política do “toma lá, dá cá”, implantando uma nova forma de governar, onde os interesses públicos estejam acima dos interesses de grupos privados ou de siglas e caciques que ocupam o Executivo Municipal como se a Prefeitura fosse um balcão para seus negócios.
Uma aliança que queira mudar a realidade política, econômica e social da cidade, ao contrário do que se tem hoje, precisa ser com o povo.
O PSOL continua acreditando nos mesmos ideais que nos orientaram nos últimos anos, não somente nas eleições, onde estivemos na oposição aos últimos governos, mas também nas lutas da cidade. Reafirmamos que é preciso construir uma Nova Consciência para Viamão: construtivista, ética, política e ambiental. E, ACIMA DE TUDO, GOVERNAR PARA TODOS.
*Carta aberta do PSOL-Viamão ao povo de nossa cidade.
sexta-feira, 23 de março de 2012
ROMER QUER ÁGUA DO PARQUE SAINT HILAIRE PARA OS VIAMONENSES.
O Vereador e pré-candidato a Prefeito pelo PSOL, Romer Guex, se diz indignado pela inação do Poder Público Municipal em não cobrar da CORSAN uma solução definitiva para a falta de água nas torneiras dos viamonenses. Segundo o Vereador, "são anos e mais anos sem qualquer investimento da CORSAN no sentido de solucionar o problema crônico de falta de água no verão, sem que a Prefeitura, que é o órgão concedente do serviço, notifique a concessionária do serviço para que resolva o problema”.
Mais escandalosa ainda, diz o Vereador, "é a situação vergonhosa e até um afronta a autonomia municipal, o fato do Município de Porto Alegre manter uma reserva hídrica em Viamão, sob a farsa de "Parque”, só para se apossar de nossa água e abastecer cerca de 100.000 pessoas na região do Partenon, quase a metade de toda nossa população. Nessa região, nunca falta água, enquanto nos arredores do Parque Saint Hilaire e da barragem, como: Cecília, São Tomé, Planalto, Jardim Universitário, São Lucas e Viamópolis, a água falta às 7 horas da manhã e só retorna às 22:00horas�� D.” Água nossa, nascente nossa e em área do município deve ser para os munícipes utilizar”, concluiu.
sexta-feira, 16 de março de 2012
Leis do Vereador Romer
sexta-feira, 9 de março de 2012
VEREADORES ROMER E NADIM CONVOCAM GERENTE DA CEEE PARA EXPLICAÇÕES.
Os Vereadores Romer Guex-PSOL e Nadim Harfouche-PP, indignados com as faltas constantes de energia elétrica em várias regiões do município, resolveram convocar a gerente da CEEE, SRA. Rosane de Albuquerque de Figueiredo a comparecer na sessão da próxima terça-feira a fim de explicar aos nobres edis a constante falta de energia que vem ocorrendo no município.Segundo Romer; “não é possível que falemos em desenvolvimento quando vimos que com qualquer ventinho ou chuva ficamos sem luz em Viamão. As constantes faltas de energia tem trazido prejuízos imensos as pessoas e ao comércio”. Já para Nadim: “estamos voltando a década de 70, quando ao sabermos que choveria já aprontávamos as velas e os lampiões. O absurdo, é que cerca de um ano atrás não tínhamos este problema. É uma clara regressão na prestação de serviço por parte da CEEE.”.Nesta quarta-feira, dia 29/02, não foi possível a realização da sessão da Câmara em razão da falta de energia.
PSOL DEFINE ROMER GUEX PARA PRÉ CANDIDATO A PREFEITO
plenária partidária realizada no domingo, dia 3, coordenada pela executiva
estadual, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou o Vereador Romer Guex
como seu pré-candidato para a Prefeitura de Viamão. Com apenas uma abstenção, os
delegados aprovaram o nome do vereador para, segundo a justificativa, “oferecer
uma candidatura alternativa à atual administração e ao frentão que está em
formatação”.
O novo presidente da legenda no município,
Pedro Ciarlo, defendeu o lançamento antecipado de seu pré-candidato como uma
estratégia de campanha. “Nosso partido fez uma grande votação nos dois últimos
pleitos, chegamos onde partidos tradicionais não conseguem entrar. Fomos
vitoriosos oferecendo apenas a mudança, diferentemente de nossos adversários
que, muitas vezes, precisam comprar votos. Nossa tarefa é dar continuidade a
essa vontade de alternância política do povo de Viamão”, disse
Ciarlo.
Para Romer Guex, a tarefa primordial é trazer
para o partido todas as lideranças comunitárias, sindicais e estudantis
identificadas com a mensagem do partido. “Milhares de viamonenses têm depositado
sua confiança em nosso partido, estas pessoas estão cansadas de serem enganadas.
O PSOL é uma ferramenta de mudança e de luta. Nosso partido cresceu em todo o
país e em Viamão também cresceremos fazendo mais vereadores e chegando à
Prefeitura para colocá-la a serviço do povo trabalhador”, defendeu
Romer.
Os participantes da plenária também decidiram:
“O PSOL não se coligará com partidos que não defendam os trabalhadores ou que
estejam sendo processados por mau uso do dinheiro público”. “Não iremos a
reboque de partidos que já governaram Viamão e sempre estiveram a serviço das
elites”, afirmou Ciarlo. Na ocasião também foi eleita a nova executiva municipal
do partido.