PSOL

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é um partido político brasileiro de esquerda fundado em 2004. Obteve registro definitivo na Justiça Eleitoral no dia 15 de setembro de 2005. Seu número eleitoral é 50.
O PSOL se constituiu a partir de dissidências do Partido dos Trabalhadores e do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado e acolheu diversas tendências que haviam discordado de políticas do PT que tinham por conservadoras (muito especialmente a partir da Reforma da Previdência dos servidores públicos realizada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva). Abriga diversas correntes de esquerda, muitas delasleninistas, trotskistas, marxistas libertários e eurocomunistas. Grande parte dos estudiosos de Gramsci no Brasil é filiada e/ou simpática ao Partido, colocando-se como intelectuais orgânicos de ideologia proletária e muitos deles foram, inclusive, nomes importantes na criação do partido. No Brasil, um grupo que se considera seguidor das ideias de Gramsci é a APS (Acção Popular Socialista), hoje uma corrente interna do PSOL.
O PSOL constitui-se como um partido de tendências, abrigando diversas correntes internas como, por exemplo, a Ação Popular Socialista (APS - liderado pelo senador Randolfe Rodrigues e o deputado federal Ivan Valente), o Movimento Esquerda Socialista (MES - liderado pela ex-deputada federalLuciana Genro), o Enlace (liderado pelo político Renato Roseno e pelo vereador de Fortaleza João Alfredo), a Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST - liderada pelo ex-deputado Babá e pelo recém-eleito prefeito de Itaocara Gelsimar Gonzaga), o coletivo Revolutas, a corrente Liberdade, Socialismo e Revolução (LSR), o Coletivo Socialismo e Liberdade (CSOL - liderado pelo ex-deputado estadual de São Paulo Raul Marcelo e pelo político Hamilton Assis), o Coletivo Socialista de Pernambuco (liderado pelo Edilson Silva), o Campo do Debate Socialista (CDS) e o Trabalhadores na Luta Socialista(TLS). O Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL - liderado pela deputada estadual Janira Rocha do RJ)se dissolveu logo após o término dasEleições municipais no Brasil em 2012, especulando-se que irão migrar para o novo partido da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
A ex-senadora Heloisa Helena e o defensor dos direitos humanos, deputado Marcelo Freixo são amplamente reconhecidos como os membros mais notórios do partido.
Texto extraido do Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário