Na segunda, dia 7, foi publicado, pelo Ministério da Educação, o Índice de Educação Básica (Ideb) de 2009, obtido através de exame nacional de português e matemática aplicado à 4° e 8° série.
O Rio Grande do Sul comemorou a ascensão de posição, saindo do 7° lugar ocupado em 2007 para o 3° lugar em 2009 com a média de 4,7.
Apesar de o Estado estar de parabéns, Viamão não tem o que comemorar, pois está com uma das piores notas. Para o Vereador Romer Guex (PSOL), a comunidade viamonense deve cobrar não só respostas, mas investimentos e maior comprometimento da prefeitura com a educação. ’’ É um absurdo o que se vê no índice de educação básica de Viamão. A média atingida pelo município foi de 3,3 sendo que temos municípios que se emanciparam de Viamão, são muito mais novos e já tem uma educação mais avançada. Caso de Capivari do Sul que atingiu a média de 4,8. Vemos municípios como Caxias do Sul, um dos maiores do Estado, com média de 4,9. Mais investimento na formação dos professores e maior dedicação a formação de nossos filhos são cobranças a serem feitas aos nossos representantes municipais. ’’, afirma Romer Guex.
Em 2007, Viamão tinha atingido a média de 3,5 caindo em 2009 para 3,3. Os dados mostram a falta de comprometimento e atenção com a educação que deveria ter aumentado a média já baixa, hoje entre as piores.
Nos gráficos, Viamão ocupa as últimas posições, tanto entre os maiores municípios do Rio Grande do Sul, como entre os municípios que compõe a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário