quarta-feira, 25 de maio de 2011

Responsabilidade social e ambiental



A ameaça ambiental não está somente ligada a acidentes ambientais, mas também a produção desenfreada de lixo. Caso das sacolas plásticas, utilizadas nas compras, que demoram até 300 anos para se decompor e são uma das responsáveis pela composição das 140 mil toneladas de lixo que são produzidas por dia no Brasil. No país, são distribuídas 1 bilhão de sacolas plásticas por mês nos supermercados.

Em uma tentativa de frear a poluição da natureza, o Vereador Romer Guex (PSOL) criou uma lei que obriga os estabelecimentos do Município de Viamão a utilizar embalagens confeccionadas em materiais oriundos de fontes renováveis ou recicláveis.

A proposta impõe uma série de medidas a serem tomadas pelos estabelecimentos comerciais a fim de substituir a utilização das sacolas de plástico por sacolas constituídas de materiais recicláveis. Estabelecimentos com área comercial igual ou superior a 1000m² terão o prazo de três anos para realizar a troca, e os que forem maiores deverão trocar no prazo de quatro anos. O não cumprimento da lei pode acarretar em penas que podem variar de multa a suspensão do alvará.

O Brasil produz, anualmente, mais de 2,2 milhões de toneladas de resíduos plásticos oriundos do pós-consumo, das quais menos de quatrocentas mil toneladas são recicladas.

‘’Até quando vamos contribuir para nossa própria destruição?’’ indaga o vereador do PSOL Romer Guex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário