terça-feira, 1 de novembro de 2011

ROMER CONCLAMA VIAMONENSES A FILIAREM-SE AO PSOL E CONSTRUIR UMA NOVA OPÇÃO PARTIDÁRIA CONTRA A VELHA POLÍTICA.

Em pronunciamento para a militância do PSOL o Vereador Romer disse que “a verdadeira coligação que tem que ser feita em Viamão é de um candidato e um partido com o povo e não com siglas ou caciques. Os frentões, como o do PMDB com Pedro Antônio e o do último governo do PT com Alex, foram e são, inquestionavelmente, os piores governos de nossa cidade. Coligações como a que temos hoje governando o município não tem sido bom para nossa cidade, são 9 partidos cada um querendo tirar o maior pedaço da administração pública e colocar o maior número de membros dentro da Prefeitura fazendo com que pouco seja feito para a população. Para Romer, fortalecer o PSOL atraindo todos aqueles que querem um novo projeto para Viamão e tirá-la da estagnação que se encontra é a melhor forma de ganharmos as eleições. Para alcançar o objetivo de chegar há 2000 filiações até as eleições, o PSOL inicia nesta semana uma grande campanha de filiação no município, buscando atrair o maior número de adeptos ao programa partidário. O PSOL conta hoje com 1337 filiados.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PSOL E PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR DÃO LARGADA DA CAMPANHA RUMO AO LEGISLATIVO VIAMONENSE.

Os pré-candidatos a Prefeito e Vereador do PSOL, reunidos na Câmara de Municipal nesta quarta-feira (19/10), iniciaram a sua preparação para o pleito de 2012. Após duas horas de debates e orientações foi determinado que os pré-candidatos a Vereador iniciassem imediatamente a campanha rumo a conquista de cadeiras no legislativo viamonense.

Segundo o pré-candidato a prefeito pela sigla, Romer Guex, “para derrotarmos as máquinas governistas (Robson e Geraldinho) temos que iniciar imediatamente o processo de convencimento da população de que o nosso projeto é o melhor para Viamão. Cada candidato deverá se portar e trabalhar diariamente pela conquista de adeptos a sua candidatura para o fim de sermos vitoriosos em 2012. A Legislação eleitoral não proibi a campanha neste período, não há na legislação qualquer proibição de um cidadão dizer que é candidato e pedir que votem nele, o que é proibido e possui período específico para isso é a propaganda eleitoral que só pode ser feita após a convenção.” Concluiu o Vereador.

O PSOL possui 44 (quarenta e quatro) pré-candidatos a Vereador, sendo destes 14mulheres.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PSOL PREPARA MILITÂNCIA PARA LEVAR O POVO AO PODER MUNICIPAL

PSOL E ROMER PREPARAM MILITÂNCIA PARA A TOMADA DO PODER MUNICIPAL


Com uma plenária, a quarta do ano, realizada na Câmara de Vereadores no último domingo (09/10), o PSOL reuniu mais de 200 (duzentos) militantes, filiados e simpatizantes que, além de eleger delegados ao Congresso estadual do partido, discutiram um novo projeto para cidade a ser apresentado a população no pleito eleitoral do ano que vem. Durante toda tarde de domingo, o partido aprofundou a discussão sobre os pontos prioritários para a retirada da cidade do estado de “estagnação” que se encontra e a definição de tarefas no sentido de fortalecer o partido em busca de poder enfrentar o poderio financeiro dos pré-candidatos adversários, em especial, os governistas Robson (PT) e Geraldinho (PSB).

Segundo o Vereador Romer Guex, pré-candidato a Prefeito pelo partido, “estamos construindo um partido forte, sólido e diferente de todos os que estão ai, para que possa ser uma ferramenta a fim de tirarmos Viamão da estagnação em que se encontra, comprometido com a defesa da classe trabalhadora, pobre e menos assistida. Geração de emprego e renda, pavimentação, defesa do meio ambiente, transporte de qualidade, saúde com amplo atendimento, em especial para os idosos, serão as nossas prioridades”.

Segundo Pedro Ciarlo, presidente da sigla, “a história, a trajetória do PSOL e a atuação dos nossos parlamentares tem feito com que as pessoas se juntem a nós por acreditar que sejamos a única esperança em termos de partido que possa romper com a velha política”.

Na plenária, foi apresentada a nominata de pré-candidatos a Vereadores pelo PSOL, que já totalizam 44 pretendentes, sendo 18 mulheres. O PSOL conta na atualidade com mais de 1300 filiados no município e sete núcleos organizados, sendo a pretensão de seus dirigentes ultrapassar os 2000 filiados e 30 núcleos até o fim do ano que vem.

Na próxima plenária, em novembro, o partido irá organizar a equipe de coordenação e construção do plano de governo, sendo que no domingo, foi autorizado a direção convidar todos aqueles que de reconhecida competência em suas áreas e possuindo posição política, ética e filosófica que venham ao encontro do pensamento psolista possam integrar esse grupo.

5

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ROMER DIZ QUE GOVERNO PETISTA ESTÁ ATRASANDO O MUNICÍPIO NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO.

Conforme os últimos dados apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE-RS, aonde registra os investimentos havidos pelos municípios do Rio Grande do Sul nas áreas de Educação, Educação Infantil e Saúde, Viamão ocupa posições deprimentes tanto em relação ao total dos municípios do Estado como entre os municípios da região metropolitana de Porto Alegre.
Em investimento geral em Educação de 2006/2010: Viamão ocupa a 468ª posição entre os 496 municípios do Estado e a 20ª posição entre os 22 municípios da região Metropolitana de Porto Alegre.
Em investimento em Educação Infantil: Viamão ocupa a 484º posição dentre os 496 municípios do Rio Grande do Sul referente a taxa de atendimento da educação infantil.
SAÚDE : Viamão é o 453º em aplicação de verbas na saúde de um total de 496 municípios do Rio Grande do Sul e o último dos 22 municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

Para Romer, “Estes dados são vergonhosos, não é conversa da oposição, são oficiais e emitidos pelo Tribunal de Contas. Na saúde a população sente, diariamente, na própria carne. Já na Educação, nosso futuro está comprometido, uma vez que, a falta de investimento nessa área encaminha o município para um atraso quase que irreversível”. “Temos que proteger nossos filhos, encerrando este descaso petista para com a educação, tirando-os do poder”, concluiu o Vereador.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

NÃO HÁ SAÚDE SEM MÉDICOS E REMÉDIOS

O descaso com a saúde pública em nosso município tem levado a população a um estado efetivo de quase total desassistência e desesperança. Tal quadro, é resultado da incapacidade dos atuais gestores para resolver os problemas com políticas públicas incoerentes que desrespeita nossa sociedade. É vergonhoso ver nossas crianças e idosos esperarem até seis (06) horas para serem atendidas no Instituto de Cardiologia (hospital de Viamão), isso, após ter passado por vários postos de saúde aonde não havia médico ou estavam fechados.
Os pobres, aqueles que realmente precisam, os que não podem pagar planos e seguros, são as únicas vítimas da iniqüidade dos nossos governantes, completamente alheios ao sofrimento da população, torrando dinheiro com obras e projetos faraônicos, alguns sem a menor lógica, como pretender instalar 5(cinco) pórticos nas entradas de nossa cidade ao custo total de R$ 1.900.000,00.

O Instituto de Cardiologia apesar de receber R$ 300.000,00 mensais da Prefeitura, passa vários dias atendendo com apenas 1(um) médico para todo o hospital. Isso mesmo, apenas um médico atende o ambulatório, a emergência e os pacientes internados. Sem falar da forma desrespeitosa que os pacientes são atendidos. Sorte é de quem sai de lá sem alguma reclamação. Aquilo não é um hospital... é um postinho.
A proliferação de farmácias na cidade, 17 novas em apenas alguns meses, além da rentabilidade, é também resultado de um povo doente que sem atendimento busca-o com o farmacêutico ou com o atendente correndo a estes estabelecimentos por que sabem que nos postos não tem médicos ou por que fecham às 17:00 hs. Aliás, em Viamão ninguém pode adoecer após às 17:00hs, por que não há postos que abram 24 horas. Capivari do Sul, Palmares e Alvorada, municípios emancipados (filhos) de Viamão possuem postos de saúde que atende 24 horas.
Os mesmos que são responsáveis pela falência da saúde se utilizam do caos que produzem como moeda política nas eleições. Não se esqueça, nas eleições, a mudança desta situação começa pelo seu voto. Como está não dá. Viamão pode mais.

POSTOS DE SAÚDE 24 HORAS. JÁ!!!!

domingo, 5 de junho de 2011

VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba: “Tribunal da Consciência” absolve cinco cubanos e condena arbitrariedades cometidas pelos EUA

Uma juíza, três advogados de defesa, dois promotores, um relator e 12 jurados, além de estudantes de quatro universidades gaúchas e um dirigente da Associação Cultural José Marti participaram, na noite desta sexta-feira (3), da simulação do julgamento de cinco cubanos mantidos há 13 anos em cárcere privado nos Estados Unidos, sob a acusação de prática de espionagem. A experiência, primeira das atividades da VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba, realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa, propôs uma oportunidade hipotética de revisão de uma das mais duras e condenadas decisões do Judiciário norte-americano. A atividade foi criada em parceria com a Frente Parlamentar de Solidariedade ao Povo Cubano da Assembleia gaúcha e a Associação Cultural José Marti do RS.

Após quatro horas de debates, o júri decidiu anular o julgamento a que foram submetidos Antonio Guerrero Rodrigues, René Gonzáles Sehwerert, Gerardo Hernandés Nordelo, Fernando González Llort e Ramón Labañino Salazar. Além disso, foram absolvidos de todas as acusações e sugerido o pedido de desculpas e indenização por parte do governo americano. O Poder Judiciário daquele país foi condenado pela excessiva interferência política permitida no caso dos “Cinco”.

Por decisão unânime dos jurados, ficou estabelecido que a sentença do “Tribunal da Consciência” será encaminhada à Secretaria Nacional de Direitos Humanos e ao Ministério das Relações Exteriores, com o pedido de uma manifestação oficial do governo brasileiro com relação à flagrante violação dos direitos políticos e individuais verificada no julgamento. A denúncia também será encaminhada à ONU com pedido de envio de observadores internacionais para verificar violações aos direitos humanos, a exemplo do que ocorreu com o Irã.

A juíza Mara Loguércio, que conduziu o julgamento, enumerou a violação de artigos da Constituição norte-americana relacionados aos direitos humanos: a garantia de um julgamento imparcial, rápido, público e no distrito fixado em lei.

O embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodriguez, acompanhou o julgamento e sugeriu que o “Tribunal de Consciência” seja reproduzido em outros estados brasileiros como forma de ampliar o clamor internacional pela libertação dos anti-terroristas cubanos.

O caso dos "Cinco"

Em 1998, o FBI prendeu os cinco cubanos radicados em território norte-americano, sob a acusação de serem espiões do governo de Cuba. Durante 17 meses, sem que fossem levados a julgamento e sem condenação, foram mantidos em celas solitárias e isolados entre si e dos demais presos.

No mês de dezembro de 2001, um Tribunal de Miami condenou Gerardo Hernández a duas penas de prisão perpétua e mais 15 anos de prisão, Ramón Labañino uma prisão perpétua e mais 18 anos de prisão, Fernando Gonzáles a 19 anos de prisão, René González a 15 anos de prisão e Antonio Guerrero à prisão perpétua e mais 10 anos de prisão.

Os advogados de defesa apresentaram, no prazo, as apelações pertinentes. Seis meses depois, o processo ainda estava em Miami, não tendo sido enviado ao tribunal do Circuito de Atlanta, que deve revisá-lo. Desde então, os cubanos se encontram separados e isolados em cinco pontos bem distantes uns dos outros. A dois dos três condenados à prisão perpétua estão proíbidas as visitas de suas famílias - uma brutal violação de seus direitos humanos.

Em abril deste ano, o governo dos Estados Unidos solicitou a rejeição do pedido de Habeas Corpus e de uma nova audiência para a exposição de argumentos e provas a favor de Gerardo Hernández e Antonio Guerrero.

O governo dos Estados Unidos já recebeu pedidos de reconsideração do caso e alertas da Anistia Internacional, de parlamentos europeu, russo, africanos, latino-americanos, catalão, ucraniano, entre outros. Dez prêmios Nobel também já manifestaram solidariedade aos cubanos. Circula uma petição internacional que prevê um milhão de assinaturas para que o presidente Barak Obama conceda indulto aos Cinco ou determine a realização de um novo julgamento.

Integrantes

O Tribunal reuniu expoentes do Judiciário gaúcho. Confira:

Romer Guex- Advogado e vereador do PSOL de Viamão

Carlos Henrique Kaipper - Procurador-geral do Estado.

Antônia Mara Vieira Loguércio - Juíza aposentada e presidenta nacional do Opinio Iuris

Carlos Frederico Guazzelli - Defensor–geral

João Ricardo dos Santos Costa - Presidente da Ajuris

Desembargador Rui Portanova

Edson Mello da Rosa -Advogado e coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria da Educação do Governo do RS

Marilinda Marques -Advogada

Miriam Balestro - Promotora do Ministério Público Estadual

José Feltrin - Engenheiro e dirigente da ACJM

Jair Krischke -Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos Jeferson Braga -Advogado e organizador do livro “Os cinco herois prisioneiros do Império”

Silvio Jardim- Advogado e dirigente da ACJM

Ronald Dutra – Dirigente da ACJM

Jorge Quillfeldt - Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFRGS

Ruth Ignácio - Socióloga e professora da PUCRS

Mari Perusso – Sub-secretária da Casa Civil do Governo do Estado

Bruno Rockembacher - Advogado

Representaram os “Cinco” os dirigentes da ACJM Guilherme Oliveira e Gilberto Godinho e os estudantes de Direito Gabriel Pontes Fonseca Pinto, Pedro Prazeres Fraga Pereira e Jader Paz.

*fonte: Site José Martí


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cuba e Brasil mais próximos

Guilherme de Oliveira

Norelys Morales Aguilera, uma das mais conhecidas jornalistas e blogueras de Cuba, esteve na Câmara Municipal de Viamão na quarta (01). A atividade foi organizada pelo gabinete do Vereador Romer Guex (PSOL), o qual tem grande admiração pela ilha socialista. Às 17h, a jornalista realizou uma palestra sobre Cuba, abordando diversos temas como o sistema eleitoral, ideologia e comunicação. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade e realizaram perguntas para jornalista.

A cubana iniciou a fala em um tom emocionado por estar em Viamão, onde segundo a lenda, um índio subiu em um monte e após observar cinco rios disse que viu a mão. Há 13 anos, cinco cubanos estão presos arbitrariamente nos Estados Unidos por terem se infiltrado em grupos terroristas de cubanos radicados em Miami. A associação foi praticamente automática. Outro fato que emocionou Norelys foi à ida para o Assentamento Filhos de Sepé em Viamão, onde após ver famílias que antes não tinham nada e agora tem terra para plantar e alimentar seus filhos, se lembrou de sua terra Natal. No assentamento também encontrou pais de dois jovens que estão estudando medicina em Cuba sem custo algum, em nome da solidariedade. Durante a palestra, os participantes, que em grande parte eram jornalistas ou estudantes de comunicação, questionaram como é a comunicação na ilha. Norelys explicou aspectos específicos de Cuba, como o acesso a internet que precisa ser realizado através de satélite e não por cabos marítimos como em praticamente todos os países. Isso se dá porque os Estados Unidos bloqueiam o acesso cubano aos cabos que passam a 35 km da ilha, ocasionando que um vídeo que no Brasil demora 10 minutos para baixar, em Cuba demora 6 horas. Sobre a internet, a jornalista comentou a ocasião que apresentaram a internet para Fidel e ele afirmou que parecia que a internet havia sido inventada para os cubanos. A rede permitiu aos caribenhos interagirem e retratarem para o resto do mundo sua visão sobre a ilha, a qual é muito distinta da que aparece nos grandes veículos como El País e Folha de São Paulo. Ao ser perguntada sobre a conhecida blogueira que tem como base dos seus textos a critica ao governo cubano, Norelys perguntou aos blogueiros ‘’ Quanto vocês recebem para manter seus blogs? Nada! Yoane Sabchez recebeu 5OO mil dólares. Em Cuba ninguém a conhece, ela foi criada e financiada pelos mesmos que mantém o bloqueio econômico e político contra Cuba’’.

A preocupação de muitos em difamar e bloquear os cubanos se dá pelo poder das idéias presentes na ilha, segundo a jornalista. ‘’Imaginem 10 milhões de cubanos propagando a democracia que vivem em nosso país onde todos são iguais e tem o direito e o acesso garantido a educação, saúde e moradia. Vivo em um país de príncipes e reis, pois todas as crianças do meu país têm comida e educação garantida, sem ter que trabalhar para isso. ‘’, afirmou Norelys. Outro motivo é o interesse da máfia contra-revolucionária cubana erradicada principalmente em Miami. Esta máfia mantém deputados, senadores e o plano de invadir Cuba para logo após anexar a ilha aos Estados Unidos. Muitos manifestaram dúvidas sobre o sistema eleitoral cubano. ‘’Em Cuba temos um sistema democrático, com eleições de dois em dois anos que surpreende a sua abrangência por ser realizado em todos os bairros. Muitos criticam o modelo cubano, mas o que é exemplo? A Inglaterra com a sua rainha?’’ questionou Norelys.

Empolgado com a palestra, o Vereador Romer afirmou ao final da que ‘’é com muita honra que recebemos uma cubana em nosso município. Cuba que conseguiu erradicar o analfabetismo, que tem atendimento médico gratuito e amplo para todos, que é o país latino-americano que melhor conseguiu superar as diferenças de gênero no mercado de trabalho, é um exemplo para nós que estamos tão carentes da presença do poder público.’’

Não o último, mas o primeiro de muitos contatos que a jornalista cubana terá com os viamonenses. Após a palestra, houve troca de emails e blogs para que outras informações, mais comprometidas com a verdade e com a ética, cheguem ao Brasil.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

DAER entregará na semana que vem projeto para solução do problema do cruzamento da ERS 118 com a José Garibaldi

Segundo informações recebidas pelos representantes da comissão do movimento, vereadores Romer Guex (PSOL) e Serginho (PT), o DAER irá apresentar projeto para o cruzamento da ERS 118 com a José Garibaldi entre terça (31) e quarta (01) . A comissão irá aguardar o projeto elaborado pelo DAER para confluência e analisará se as soluções apresentadas trazem alguma solução para os problemas do local. Após recebimento da proposta, a comunidade envolvida no Movimento deve estar atenta aos próximos passos para que se solucionem os problemas. Por conta do aguardo e futura analise do projeto, está suspensa a ida da comunidade e dos representantes do Movimento Pedágio Não, Sinaleiras Já ao DAER, marcada para próxima segunda (30).

Para o vereador Romer, ‘’temos compromisso com as vidas de nossos amigos e familiares, não podemos deixar o prefeito dormir nem um segundo durante a analise e realização das obras necessárias para o cruzamento da ERS 118 com a José Garibaldi. Anos de descaso já provocaram muitas mortes, mutilações e danos materiais que não podemos mais tolerar. Queremos sinaleiras no local e não iremos aceitar soluções mais baratas e convenientes ao prefeito como a rotatória, que exclui o pedestre e continuará causando congestionamentos e acidentes. ‘’