sábado, 28 de fevereiro de 2015

CAOS NO TRÂNSITO. VIAMONENSES SITIADOS


Com o início efetivo do ano (após férias e carnaval) os viamonenses enfrentarão uma piora dos congestionamentos nos acessos a Porto Alegre. Seja pela Sen. Salgado Filho/Bento Gonçalves, seja pela estrada Caminho do Meio/Protásio Alves é inegável que a cada ano piora a mobilidade daquelas vias. Tudo, fruto da falta de qualquer atitude por parte das autoridades responsáveis que, a não ser falsos anúncios em época de eleição, nada fazem para alterar a situação. Na atualidade, não há qualquer ato, fato,  obra ou ação sendo desenvolvida em prol de reduzir o problema.
O problema dos congestionamentos havidos na RS040 não são de MOBILIDADE, mas, sim, de IMOBILIDADE dos Governantes, que não colocam os equipamentos públicos necessários ao alcance da comunidade. Dois viadutos, um na entrada do Campus da UFRGS e outro no acesso à Lomba do Pinheiro, resolveriam, em muito, o problema. Em breve, estaremos com essas rodovias, totalmente estagnadas, pois o acesso à capital para os moradores do litoral Sul (Cidreira, Pinhal e Magistério) e das cidades de Mostardas, Palmares e Capivari do Sul só pode ser feito por essas vias, não há outra solução e o crescimento populacional e de veículos será inevitável. Para evitarmos isso, teremos que possuir um transporte eficiente como um Metrô de superfície de POA a Pinhal e já deveríamos ter iniciado esta obra, fase a fase. Também, é em razão da Imobilidade dos Governantes que não possuímos um melhor transporte Coletivo, pois todos sabemos, que quem manda no DAER, Prefeitura de Viamão e Metroplan é e Empresa de ônibus Viamão, que faz o que bem entende. Por outro lado, quando fazemos uma obra, mesmo pequena, a fazemos mal feito, como o caso do Pórtico na entrada da cidade, que é a mais pura prova de incompetência, ineficiência e falta de criatividade, pois aquele pórtico poderia ser, ao mesmo tempo, pórtico e passarela, eliminando um semáforo na rodovia”. Também amenizaria, segundo Romer, “se fosse estendido o corredor de ônibus da Agronomia até o centro de Viamão”.
Em 2010, juntamente com o blogueiro Silvio Monteiro, apresentei um Projeto para que haja o prolongamento da Av. Ipiranga(que hoje já vai até a rua na frente do ex-motel Atenas) até a Walter Jobim (aquela Av. ao lado do Shopping da Santa Isabel), trecho de apenas 4 kms, que faria com que a população do 4º Distrito pudesse, através de uma via expressa e cercada, atravessar no pé do morro do campus da Ufrgs, reduzindo em cerca de 20% o tráfego da Bento Gonçalves.

Um governo eficiente e previdente deve fomentar e possuir projetos e políticas  de geração de emprego e renda na nossa cidade, especialmente, na região entre o Passo do Vigário e Águas Claras e RS 118, para que possamos inverter parte do fluxo humano que se desloca para POA em razão do trabalho. São 60.000 diariamente.